Blog

Como descobrir qual profissão tem a ver comigo?

Não é tarefa fácil escolher que profissão a seguir e nem existe uma fórmula mágica ou bola de cristal que adivinhe o melhor caminho. Há, sim, importantes informações que irão ajudar você nesse processo.

A escolha profissional envolve basicamente 2 grupos de informações:
1. Informações sobre as profissões e mercado de trabalho (como ela é na prática, qual sua remuneração, o que você vai aprender na faculdade, onde você pode atuar depois de formado…)
2. Informações pessoais de auto-conhecimento (o que gosto de fazer, o que não gosto, quais são meus principais interesses, quais são minhas características? elas tem a ver com a profissão que escolhi? …)

O item 1 você pode encontrar em um guia de profissões da editora abril, conversando com profissionais da área, visitando faculdades e/ou freqüentando palestras de profissionais. Grande parte das escolas e até mesmo as Universidades oferecem esse tipo de encontro profissional.

Agora, para encontrar as informações do item 2, o melhor guia é você mesmo. Como fazer isso? Através da auto-reflexão sobre suas características, como você se imagina no futuro, se tem alguma habilidade específica (gosta de escrever, gosta de desenhar, se interessa muito por animais, gosta de estar com pessoas…), quais os tipos de assuntos pelos quais se interessa (animais, pessoas, esportes, moda), que tipo de profissionais admira, que características pessoais eles têm.

Buscar o conhecimento de si mesmo, relacioná-lo com as informações profissionais é o melhor caminho para encontrar a profissão que tem a ver com você.

Esse é um começo de uma estrada. Estarei nela para caminhar com você e com todos que têm dúvidas sobre a escolha profissional.

Quero dizer que esse assunto não se esgota aqui. Semanalmente darei dicas e responderei às questões sobre esse tema.

Até a próxima,

Daniella Cury
Texto publicado no site http://guiadoestudante.abril.com.br/blog/